Moradores do Residencial Casa do Sol participam do Dia do Desafio

Idosos e funcionários praticam atividades físicas nos arredores do local

Você conhece o Dia do Desafio? É uma campanha de incentivo à saúde física e mental, por meio da prática de exercícios. A proposta é mobilizar a população das cidades do Brasil e da América Latina a realizar 15 minutos diários de atividade física para que isso vire um hábito. A data é comemorada anualmente na última quarta-feira do mês de maio. No Residencial Casa do Sol os idosos e funcionários aceitaram o desafio.

Fuziê YoriKawa, 89 anos, era uma das mais animadas. Fez até alongamento antes da caminhada. Quando a atividade acabou, não queria parar! E gosta de se manter ativa todos os dias. “Quando eu levanto, às 9h, faço exercício no quarto mesmo”. Ela conta que também caminha durante uma hora pela manhã.

Raquel Pinho de Carmo, 84 anos, também está acostumada a se exercitar, e até manteve um ritmo mais rápido que os outros. “Quando eu estou sozinha, eu me exercito mais”.

Atividades físicas na terceira idade

Praticar exercícios físicos traz muitos benefícios em qualquer idade, inclusive depois dos 60 anos. Por falta de oportunidade ou incentivo, muitos idosos se recusam a manterem-se ativos. Contudo, isso não deve se tornar um empecilho.

A coordenadora técnica Tânia Assis Simões conta que a adesão do Dia do Desafio é fundamental nessa faixa etária. “É um estímulo para a prática [de exercícios físicos]. Faz bem para o corpo e para o emocional, principalmente para o idoso institucionalizado”. E enfatiza que a participação dos funcionários é muito importante para gerar interação entre eles.

Na rotina da Casa do Sol, os moradores contam com Fisioterapia, caminhadas e atividades terapêuticas.

.