Resgatando lembranças

Moradores da Casa do Sol exercitam a memória com frequência

Cuidar de todos os aspectos do corpo é de extrema importância, por isso os moradores do Residencial Casa do Sol tem a possibilidade de realizar diferentes atividades durante o decorrer da semana.
A oficina de memória busca resgatar aquelas lembranças que já não são mais usadas. No momento, a equipe técnica tem trabalhado listas com diferentes temas como mercado, comidas, papelaria, farmácia. Após o término da atividade, eles sempre compartilham suas respostas podendo um ajudar o outro, além de trocar experiência.
A memória é a forma como o cérebro adquire e armazena informações, portanto, trabalhá-la faz com que as funções cerebrais se mantenham ativas.



Devidos as diferentes condições, as atividades são realizadas de forma que os moradores consigam realizar. Como é o caso do morador Hugo Nunes Pio que, por problemas de visão, fez a atividade de forma oral junta com a psicóloga da Casa. "Essas atividades puxam as coisas lá do fundo da memória. Para mim, o mais difícil foi a papelaria, mas, olhar em volta, acaba ajudando", afirmou Pio.


O grupo de memória ocorre todas as semanas e reúne grupos de cinco a 10 moradores, dependendo do lugar onde será executado. Os grupos também são formados de acordo com a capacidade de cada um, buscando sempre o melhor.

Durante está época de pandemia os moradores tem a opção de usar máscara. Caso desejem, são mantidas todas as medidas de distanciamento e higienização durante todas as atividades.